quinta-feira, 5 de julho de 2012

Direto da G1




A cidade de Rikuzentakata, devastada pelo tsunami que atingiu o Japão em março de 2011, recorreu ao Facebook para conservar o único pinheiro que ficou de pé depois da catástrofe. A árvore foi transformada em símbolo da reconstrução local.

Salvar a “árvore da esperança” é o objetivo da campanha lançada nesta quinta-feira (5) na rede social (acesse aqui), com a qual o município espera arrecadar doações para preservar o pinheiro de 27,5 metros de altura que resistiu ao desastre.

O tsunami, que matou cerca de 2 mil moradores do povoado litorâneo, arrastou também as 70 mil árvores do município que ficavam de frente ao mar. O único que se manteve de pé foi o pinheiro, que “resistiu, entre outras razões, graças a sua altura”, explicou à agência EFE o vice-prefeito de Rikuzentakta, Takashi Kubota.
Ação no Facebook pede doações pela sobrevivência da única árvore que ainda está em pé na cidade de Rikuzentakata, que foi devastada pelo tsunami no Japão (Foto: Reprodução)Ação no Facebook pede doações pela sobrevivência da única árvore que ainda está em pé na cidade de Rikuzentakata, que foi devastada pelo tsunami no Japão (Foto: Reprodução)
A imagem da árvore, chamada de “pinheiro do milagre”, no meio de um cenário devastado e desolador, deu a volta ao mundo e se transformou em um símbolo da resistência e do desejo de reconstrução, embora nos meses seguintes suas raízes tenham morrido por causa da salinização da terra.

Isso faz com que a morte da árvore seja quase inevitável, a menos que o pinheiro seja recoberto com um tipo de gelatina especial, um tratamento caro que o município procura financiar com a campanha por meio do Facebook.

Kubota explicou que o processo de reconstrução de Rikuzentakata, onde cerca de 5,5 mil pessoas ainda estão em abrigos temporários, “está começando” e calcula que levará pelo menos dez anos.

O orçamento do município para a reconstrução será elevado, apenas neste ano, a 60 bilhões de ienes (cerca de R$ 1,515 bilhão), embora o custo total nos próximos anos possa se multiplicar por dez. Rikuzentakata foi uma das cidades mais atingidas pelo tsunami de 2011, que tirou a vida de mais de 19 mil pessoas no nordeste do Japão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário